TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

HOMENAGEM AOS EX-COMBATENTES DO BRASIL - SECÇÃO REGIÃO CACAUEIRA

Sr. Antônio Vieira, Cel. Winston Meireles e Sr. Antônio Nunes, juntos nesta parceria pela conservação da memória dos Ex-Combatentes.
Sr. Péricles Tavares - Ex-Combatente e penúltimo Presidente (in memorium).
Marechal Mascarenhas de Moraes - Símbolo do soldado brasileiro.
Gilvanete Nascimento - Secretária valorosa dos Ex-Combatentes.
Sr. Antônio Vieira(Presidente da Ass. Ex-Combatentes), Cel. Winston Meireles (Diretor Presidente da Cooperbom Turismo) e o Professor Doutor José Odelso Schneider, Cooperativista e sobrinho de um Ex-Combatente no Rio Grande do Sul.
Uma parceria que deu certo!
Sr. Antônio Nunes - Ex-Combatente e tesoureiro da AECB .

Ex-Combatentes da secção Região Cacaueira.

A COOPERBOM TURISMO, é uma Cooperativa atenta à cultura brasileira e por isto sente-se honrada em cuidar do patrimônio daqueles que lutaram na 2ª Guerra Mundial representando a todos os brasileiros na Itália, os Ex-Combatentes.
Com sua sede no mesmo prédio dos Ex-Combatentes do Brasil - Secção da Região Cacaueira, na Avenida Lomanto Junior, 648 - Pontal, a COOPERBOM TURISMO, agora sua parceira, assumiu o compromisso de patrocinar a conservação do acervo desses bravos homens, produzindo mais material para sua biblioteca, cuidando do seu patrimônio, promovendo o reconhecimento do valor e da importância da participação dos Ex-Combatentes na Itália em 1944 para que esta parte da nossa história não se perca no tempo.
Em Ilhéus, a Força Expedicionária Brasileira é representada por seu Presidente Sr. Antônio Vieira que auxiliado pelo Sr. Antônio Nunes e por Gilvanete Nascimento, mantém ativa a Instituição na Região Cacaueira.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada por 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 formaram a tropa de combate.
Sob o comando do general Mascarenhas de Morais, a FEB se incorporou ao 4º Corpo do Exército Americano, que por sua vez integrava os 150 grupos de Exércitos Aliados.
"A cobra está fumando" foi a divisa adotada pelos pracinhas, numa ironia a um ditado que dizia ser mais fácil ver uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB), que esteve na guerra com um grupo de pilotos de caça, tinha o lema "Senta a pua". O dia 08 de maio é comemorado em todo país como o Dia da Vitória. Foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A COOPERBOM TURISMO encontra-se formatando o blog dos Ex-Combatentes da Região Cacaueira, e em breve poderemos conhecer a história desses nossos herois aqui em nossa página.


Clique e assista aos vídeos da participação dos Ex-Combatentes e da FAB na 2ª Guerra Mundial como o da FEB Brasil com Caças P47 em combate - Senta a pua!


Para conhecer a hitória do marechal Mascarenhas de Moraes clique no link
"Venha nos visitar. Conheça a sua história!"

Nenhum comentário: