TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 23 de agosto de 2008

MANIFESTAÇÃO CONTRA O FECHAMENTO DO AEROPORTO DE ILHEUS












Estiveram presentes hoje pela manhã em uma manifestação pacífica, pessoas da sociedade civil organizada com o apoio dos passageiros que estavam com embarque pela TAM e pela Gol, contra o fechamento do aeroporto de Ilhéus. Por uma hora a rodovia que liga Ilhéus à Olivença foi interditada pelos manifestantes e o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens.

A TAM e a Gol, anunciaram que a partir do dia 02 de setembro estarão suspensas as operações para Ilhéus porque não mais serão feitas operações de vôos por instrumento no aeroporto de Ilhéus para pousos e decolagens que somente poderão ser feitos em condições visuais, como existe uma grande instabilidade climática muito comum na região, a visibilidade é reduzida.
A COOPERBOM TURISMO, o Lions Clube Ilhéus Pontal, Centro e Norte, o Rotary Jorge Amado, a AMURC, Associação Comercial, a ATIL, a Associação Ação Ilhéus, a CDL, lideranças políticas como a Deputada Ângela Sousa e empresários do comércio, indústria e turismo do município iniciaram uma mobilização para evitar o fechamento do Aeroporto Jorge Amado, já que as duas companhias aéreas que operam teriam informado que o plano de segurança não lhes permite operar em condições visuais, pois a instabilidade climática, que reduz a visibilidade, é comum na região.
Pessoas dos diversos seguimentos da sociedade e os passageiros em trânsito como a equipe técnica de apoio do Grupo de rock Capital Inicial, estavam apoiando a manifestação.
Dos sete horários de vôos que chegam e saem diariamente do Aeroporto Jorge Amado, três podem ser afetados pela medida. Todos eles são da Gol – o vôo 1776, que chega de Guarulhos às 17h45 e parte às 18h15 para Salvador, e o 1703, que sai com destino ao Rio de Janeiro às 4h20.
Segundo dados da Infraero, 360 mil passageiros passaram pelo aeroporto em 2007 e, a projeção para 2008 era de que o número subisse para 450 mil. Porém, com a mudança, o próprio órgão não descarta uma redução e o aeroporto de Ilhéus atende hoje a cerca de 50 municípios da região.
O objetivo principal da menifestação foi chamar a atenção das representações neste processo para evitar o prejuízo em cadeia para toda a comunidade regional que quer que a decisão da Anac seja sustada e que um estudo aeronáutico seja elaborado e aprovado pela Anac e a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica com análise de riscos feito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), para evitar as informações contraditórias e apontar quais são, de fato, os obstáculos que devem ser retirados e os que podem permanecer sem causar problemas para toda a comunidade. Precisamos do progresso planejado e estruturado para Ilhéus e região e ações como o fechamento do aeroporto, certamente não nos levarão ao crescimento econômico que almejamos e precisamos.

Nenhum comentário: