TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 27 de setembro de 2008

HOJE É DIA MUNDIAL DO TURISMO - COMEMOREMOS!

Estabelecer “dias mundiais” dedicado a temas de relevância para o Planeta tem sido uma importante estratégia adotada pelo Sistema das Nações Unidas para a conscientização e sensibilização das comunidades em todo o mundo para esses assuntos . Dentro dessa estratégia , o dia 27 de setembro foi instituído, em 1980, pela Organização Mundial do Turismo - OMT, instituição pertencente ao Sistema das Nações Unidas, como o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de adoção dos Estatutos da OMT (em 27 setembro 1970).
A finalidade do Dia Mundial do Turismo é promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, seus valores sociais, culturais, econômicos e políticos, atentando ainda para os impactos causados pela atividade bem como pela sua importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.
Em observação ao calendário dos Dias Mundiais do Turismo pode-se afirmar que estes tiveram como principais temas até 2005, lemas relacionados ao turismo como um fator contribuinte para a igualdade, paz, solidariedade, tolerância entre os povos, seguido de temas referentes ao desenvolvimento da atividade turística, visando seu fortalecimento tanto como atividade com impactos econômicos como também sócio-culturais. A preocupação com a proteção e salvaguarda do patrimônio histórico-cultural da humanidade, sua utilização para o turismo bem como a garantia de acessibilidade a todos é demonstrada em no mínimo quatro Dias Mundiais do Turismo, a saber, nos anos de 1980, 1981, 1985 e 1999. Demonstra também a importância de que o turismo ocorra de forma planejada nos pilares da sustentabilidade e com atenção especial para o meio ambiente e o impacto aos recursos naturais.
A COOPERBOM TURISMO é uma Cooperativa que foi projetada dentro dos pilares mencionados, turismo, cultura, responsabilidade e sustentabilidade são os principais temas da base do turismo cooperativo, e a nossa cooperativa é atuante nos temas propostos, temos diversos projetos que, principalmente irão mitigar a pobreza, o fato é que a Aliança Internacional de Cooperativas já nos convidou para apresentarmos o nosso projeto cooperativo em conferências mundiais porque gerar emprego e renda através do turismo responsável e sustentável é o caminho para este processo de desenvolvimento.
Por recomendação da OMT, a cada ano, é escolhido pelos países membros da Organização um tema a ser debatido internacionalmente, desta forma estarão sempre em pauta os temas de maior relevância para o desenvolvimento do turismo mundial.
Parabenizamos a todos os profissionais da área do turismo por este dia!

Sites pesquisados: http://www.parceriaturismobrasil.com.br/diaturismo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Turismo

Nenhum comentário: