TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

domingo, 28 de setembro de 2008

O PAPEL DAS COOPERATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

O cooperativismo se traduz na mais pura organização democrática voltada para a solução de problemas comuns, e isso em sua enorme maioria tem sido comprovado na prática. Uma de suas mensurações é no próprio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que comprova em números que onde o cooperativismo está presente os índices de desenvolvimento são superiores. De forma voluntária e livre os interessados aderem aos ideais e objetivos da cooperativa, qual seja o de atender as necessidades dos que a constitui, beneficiando estruturalmente a sociedade em aspectos socioeconômicos, culturais e conjunturais.
O cooperativismo representa um caminho de desenvolvimento sustentável para toda a cadeia produtiva da comunidade, fazendo com que o associado seja um agente ativo na participação do mercado interno e externo, como também nas ações sociais da comunidade. Com seu desenvolvimento, as cooperativas são importantes instrumentos de difusão de tecnologias e implementadoras de políticas desenvolvimentistas, agindo também como elo de ligação entre a comunidade e o governo. As ações praticadas transformam as cooperativas em agentes de desenvolvimento econômico e social. Hoje, as cooperativas são, em muitos países, as mais importantes empresas econômicas, maiores empregadoras e geradoras de receitas, atuando em perfeita sintonia com a coletividade, atendendo grande parte da população de países como o Canadá, Estados Unidos, Romênia e muitos outros da Europa, onde o número de pessoas cooperadas chega a ser de 75%.
As cooperativas de turismo congregam profissionais que exercem atividades ligadas ao turismo que é um setor de grande importância econômica em todo o mundo e oferecem muitas atrações, sendo cada vez mais procuradas pelo público urbano. Diante desse potencial e objetivando oferecer novas alternativas de renda aos associados das cooperativas, o sistema cooperativista turístico atua em duas frentes: na orientação de grupos interessados em atuar de forma cooperativa no oferecimento de serviços de apoio ao turismo, e no treinamento de agentes de turismo e preparação da infra-estrutura, inclusive nas propriedades rurais para o turismo cooperativo rural, a exemplo de países da Europa, onde esse ramo do turismo é muito forte.
Os inventimentos sociais das cooperativas:

O conceito de responsabilidade social é relativamente novo para a maioria das empresas. Entretanto, para as cooperativas esse conceito advém dos próprios princípios e valores do Cooperativismo. A preocupação com a cidadania, com o meio ambiente, com o bem estar social, com a educação, com a saúde, com a qualidade de vida dos associados, funcionários, comunidade, clientes, fornecedores e consumidores faz parte da cultura cooperativista.
IDH e municípios com sede de cooperativas:

Nos municípios onde existem cooperativas, o IDH é alto. Um dos projetos da COOPERBOM TURISMO tem como diretriz a valorização das pessoas, acreditando ser esse o caminho para uma sociedade mais solidária e busca difundir a cultura da cooperação nas escolas e nas comunidades.

Nenhum comentário: