TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sábado, 9 de maio de 2009

UM OLHAR SOBRE SALVADOR

Vista do Pelourinho
Baiana no Terreiro de Jesus
Flagrantes de Salvador (Clique para ampliar a imagem)

Salvador é, sem dúvida, uma das cidades mais belas do mundo. Por isso, e por outra série de características singulares, tornou-se também um dos principais destinos turísticos internacionais. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a capital baiana é cenário e objeto de estudo de profissionais de diversas áreas do conhecimento.
Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos,foi a primeira capital do Brasil.
Lugares como o Pelourinho, localizado dentro do Centro Histórico de Salvador, o qual é tombado pela UNESCO, e cuja história está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil (quando D. João III era o monarca reinante), que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e da região comercial e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até 90 metros de altura por 15km de extensão - facilitando a defesa da cidade.Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias, até o início do século XX, hoje, o Pelourinho atrai artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.
A Ribeira é outro exemplo do que se pode ver em salvador. Antigo bairro das famílias da classe alta baiana e atual bairro da boemia, localizado na Cidade Baixa, é bastante conhecida por causa da famosa Sorveteria da Ribeira, além do lindo pôr-do-sol e seus barzinhos. É na Ribeira, especificamente na Enseada dos Tainheiros, que ocorrem há muitos anos as disputas de remo, entre as antigas equipes do Itapagipe, Vitória e Santa Cruz. Neste mesmo local existia um hidroporto, em que antes da existência do aeroporto, desciam os aviões com políticos e artistas famosos em Salvador no início do século XX, hoje a antiga estação de passageiros deste hidroporto transformou-se em um restaurante à beira mar. Em frente à praia, separado pela Rua da Penha, encontra-se o conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha. A área é hoje um movimentado centro de lazer noturno com bares e restaurantes da cozinha típica e regional.
Ainda há o Terreiro de Jesus que abriga igrejas maravilhosas e de grande beleza da arquitetura barroca, e que sobrevive quase intacto como na época do Brasil Colonial.
Salvador, atrai visitantes do mundo inteiro ansiosos pela alegria e pela hospitalidadedo do povo baiano, pelas belezas naturais e pela história da cidade.
Quem experimenta um pouco de Salvador sabe o gosto que a Bahia tem e entende por que a cidade é um dos principais destinos turísticos do mundo.
Conheça Salvador e saboreie todos os cantos e todos os temperos dessa Feliz e Hospitaleira Cidade, cheia de encantos e muitos axés!

Confira as fotos clicadas por Winston Meireles e Maria Morais

Conheça Salvador: www.saltur.salvador.ba.gov.br

Nenhum comentário: