TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LANÇADO EM ILHÉUS PELA COOPERBOM TURISMO O PROJETO COOPERATIVO "EMPREENDER MULHER"

Estiveram reunidas neste dia 19 de fevereiro último passado, às 19hs, na sede da Cooperbom Turismo em Ilhéus, Maria Morais, Zaira Morelle, Nélia Fraga, Neusa Venditte, Célia Craveiro e as estagiárias francesas Danaé Girard, Meryll Lefevbre e Bérengère Laurent, as mulheres que deram início ao Projeto Cooperativo "Empreender Mulher" edição 2010, idealizado em 2008 por Maria Morais, diretora de projetos da Cooperbom Turismo e grande motivadora do movimento cooperativo entre as mulheres o qual conta com um número significativo de mulheres cooperativistas no mundo inteiro.

O projeto visa desenvolver ações junto a grupos de jovens e mulheres da nossa sociedade, buscando uma interação desses grupos, no sentido de cada vez mais contribuir para o desenvolvimento pessoal, motivando a descoberta de seus talentos, seus direitos e a compreensão de seus desejos, levando as mulheres a um conhecimento mais amplo da sociedade onde vivem e do mundo, abrindo espaço para descobrirem suas potencialidades e desta forma conviver melhor com suas famílias, amigos, colegas de trabalho, companheiros e filhos.

A proposta da Cooperbom Turismo é construir junto com essas mulheres a capacidade de poderem se olhar na sociedade como membros participantes e determinantes, capazes de interagir, mudar e transformar. Isto se torna possível através de ações educativas e de sociabilidade por meio da arte, cultura, política, oferecendo subsídios para que busquem conhecer seus deveres e direitos como saúde, trabalho, educação, moradia, esporte e lazer. Tendo-se como base que essas ações educativas levem à construção da cidadania, bem como o resgate de suas identidades e autonomia.

A primeira edição do projeto ocorreu em 2008 com a idéia de trazer às mulheres a consciência da solidariedade ao propor apoio a instituições carentes da cidade. Em 2009 decidiu-se que o projeto precisava ampliar seus objetivos e gerar mais e melhores benefícios. Neste ano direcionamos o trabalho com atividades que encaminham para o fortalecimento do grupo para ações concretas, ampliação da auto-estima, organização de coordenação a nível local, podendo abranger outros espaços, visando à auto-gestão como forma de emancipação e construção da autonomia dos grupos, elevação do bem-estar individual, da consciência de ser parte importante na construção do mundo de forma mais justa e cooperativa ao mesmo tempo em que poderão participar dos projetos para a comunidade.

Um dos objetivos deste projeto é produzir motivação ao conhecimento de outros espaços da cidade levando as mulheres a descobrirem sob um novo olhar as belezas do local onde vivem, de forma leve e prazerosa.

Por tratar-se de um projeto que compreende a necessidade de envolvimento e sentido de comprometimento das mulheres, a construção do grupo de trabalho será gradual e de acordo com as demandas do próprio grupo que se envolverá no projeto.

É importante salientar que empreendemos um grande esforço para que as participantes não se sintam apenas público alvo, onde as ações estejam prontas, mas como participantes do processo da construção e compreensão de sua importância na sociedade. As mulheres aprenderão a conversar, ouvir, concordar, discordar, descobrir que tanto individualmente quanto em grupo são capazes, inteligentes e criativas, com objetivos e metas para alcançar. Todas as ações serão parte do processo a ser desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres em seus diversos papéis na sociedade.

Empreender Mulher – é um nome que favorece e motiva a busca pelo crescimento pessoal e profissional feminino e foi adotado pela idealizadora do projeto que sempre acreditou na força da mulher como ser empreendedor e participativo.

Mulheres de toda a sociedade, cooperadas ou não, que buscam o crescimento pessoal, melhor qualidade de vida e desejam melhorar seus relacionamentos interpessoais, serão convidadas a participarem deste projeto que já nasce grande.

E-mail: empreendermulher@hotmail.com

Blog:

www.empreender-mulher.blogspot.com

Nenhum comentário: