TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO - UMA NECESSIDADE


Fotos: Cooperbom Turismo


Desde a década de 70 que o tema do empreendedorismo e da inovação tem atraído o interesse de muitos pesquisadores, acadêmicos, empresários e estudantes.
A inovação tem sido reconhecida como um fator primordial para a competitividade das organizações e tem sido incluída em suas agendas estratégicas. Estudos mostram uma forte correlação entre a inovação, capacidade empreendedora e o desenvolvimento econômico, produtividade e desempenho organizacional. Desta forma, torna-se imperativo que as organizações no século XXI, estejam preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências e desenhos organizacionais de forma contínua, a fim de garantir sua adaptabilidade e conseqüente sobrevivência no mercado por meio do desenvolvimento de uma competência–chave: o empreendedorismo inovador.
Com o objetivo de difundir o espírito de inovação e sustentabilidade na região, visando desenvolver competências para uma efetiva gestão organizacional, que contemple a inovação como fator promotor de vantagens competitivas sustentáveis, realizou-se em Ilhéus, no campus da Uesc, o I FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: GESTÃO PARA A INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Os objetivos pretendidos foram: Sistematizar os conhecimentos, acadêmicos ou práticos, de Gestão Organizacional, Inovação e Sustentabilidade; Instrumentalizar e aperfeiçoar os participantes através de técnicas e ferramentas que os permitam atuar de forma empreendedora e inovadora; Instigar o pensamento crítico dos participantes, visando fomentar a tomada de decisões e gerar atitudes positivas, em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável.

O evento aconteceu entre os dias 16 e 18 de junho, uma realização do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/ UESC. A coordenação foi da Professora Maria Josefina Vervloet Fontes, com a participação dos proponentes, do Diretório Acadêmico do curso de Administração, da Cia Júnior Consultoria (Empresa Júnior do curso de Administração e Economia) e com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da UESC.

O Fórum foi realizado em formato de mesas redondas, conferências, apresentação de trabalhos científicos classificados e apresentados por temáticas e mini cursos. Os trabalhos científicos aprovados comporão os Anais do evento.

A Cooperbom Turismo e a ATIL participaram com um estande compartilhado expondo seus produtos como pacotes de viagens e de hospedagem na rede hoteleira e de entretenimento de Ilhéus.

Fonte: www.inei.org.br e www.uesc.br

Nenhum comentário: