TRANSLATOR - Choose your language and read our blog pages.

domingo, 15 de agosto de 2010

RENATA SMITH LANÇA O LIVRO "DOCUMENTÁRIO E TURISMO CULTURAL: UM OLHAR SOBRE JORGE AMADO"

Clique na imagem para ampliar

A jornalista Renata Smith lançou nesta última sexta-feira na Fundação Cultural de Ilhéus o livro Documentário e Turismo Cultural: um olhar sobre Jorge Amado, às 18hs, momento em que a autora apresentou sua obra, com o filme “Cultura e Turismo – Jorge Amado por Zélia Gattai”, seguido de uma breve discussão sobre o universo jorgeamadiano.
O evento estava inserido na programação da "Mostra Jorge Amado de Arte & Cultura", promovida pela Fundação Cultural de Ilhéus. Segundo a autora, "o livro busca contribuir para uma reflexão e valorização da cultura e do turismo regional, através da mensagem-convite audiovisual em ações de marketing e interpretação do patrimônio, para estímulo ao deslocamento de turistas em novas experiências culturais e de lazer”. “Originalmente esse trabalho foi resultado da minha dissertação do Mestrado em Cultura e Turismo (UESC/UFBA) e alia meu repertório profissional como telejornalista a pesquisas na linguagem documentária gerando novas reflexões e prática”, completa a autora.

Jorge Amado abriu uma janela global para o imaginário local da região cacaueira sul-baiana. Da literatura para o cinema e TV, a obra jorgeamadiana foi adaptada pela mídia, ampliando o convite à viagem ao seu universo. O desafio no livro de Renata Smith foi identificar como os diversos elementos, de forma e conteúdo, são combinados em ferramentas para divulgar e fortalecer a cultura e o turismo regional.

As obras, que foram editadas pela Editus/UESC, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime-Itabuna), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do projeto ‘Expressões Culturais, Literatura e Turismo (ECULT) do grupo de pesquisa Identidade Cultural e Expressões Regionais (ICER) e coordenado pela Doutora Maria de Lourdes Netto Simões (UESC).

A Cooperbom Turismo esteve representada por seu diretor presidente Winston Meireles e Maria Morais que se emocionaram com a apresentação do vídeo e a exposição da obra da autora.

Parabéns Renata e muito sucesso!


Fonte de apoio: www.acaoilheus.org

Fotos: wcm/cbt2010

Nenhum comentário: