sábado, 26 de novembro de 2016

Márcio Sherzo e sua experiência como voluntário SVE na França


Saber o que nos motiva a fazer algo é a chave para o sucesso. O que me motivou a desejar viver esta experiência? O que me motivou a querer mudar o meu estilo de vida? A minha formação acadêmica foi o principal motivo para que eu desejasse estar aqui. Eu estudo línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais e a possibilidade de conhecer outros terrenos, sair da zona de conforto, descobrir o mundo ao meu redor, conhecer pessoas, culturas e todo o universo que existe além da fronteira que nos separa do resto do mundo me soou bastante atraente.
Eu tenho trabalhado em algumas atividades que me interessam bastante, como por exemplo, na recepção do Camping, acolhendo e orientando os clientes e em algumas tarefas administrativas. Eu trabalho também no desenvolvimento de um projeto pessoal aonde realizo intervenções culturais em escolas das vilas locais com o objetivo de compartilhar com as crianças um pouco do meu idioma e da minha cultura e essas intervenções me possibilitam viver momentos de descontração e aprendizado.
dddgggd-1-1220x731ecepção do Camping Le Belvédère, eu, o recepcionista
13566211_1125180387541700_1979237599_nIntervenção Cultural na Escola de Villegailhenc FR
Sempre que existe a possibilidade de participar dos eventos que ocorrem no Camping eu procuro me integrar, seja em alguma formação ou Youth Exchange que são projetos que reúnem jovens de países diferentes para discutir sobre algum tema e viver um experiência de troca cultural. Eu confesso que tenho aprendido bastante sobre diversos temas, principalmente sobre desenvolvimento sustentável e comunicação, tenho conhecido muita gente especial que fazem com que eu me sinta em casa. Essa é a magia de uma viagem internacional, as descobertas.
Youth Exchange “Mass MediaTiks”
É importante destacar o seminário SVE em Sommières, aonde conheci outros voluntários oriundos de outras partes do mundo, que desenvolvem diferentes projetos e possuem diferentes motivações. Esse seminário me deu a oportunidade de conhecer mais sobre o programa Erasmus+ e também sobre os meus direitos e deveres.
20160524_213910Participantes do Seminário SVE à Sommières
Um dos momentos bem interessantes do meu voluntariado foi participar da Conferência Erasmus+ “Bougez avec Erasmus+” em Carcassonne, voltado para os jovens interessados em conhecer mais sobre as possibilidades oferecidas pelo programa. Eu compartilhei com os presentes a minha experiência através de um testemunho e respondendo as perguntas dos jovens.
14440870_2121817431377711_7555360357695983424_nConferência Erasmus+
Tudo o que venho vivendo tem sido realmente interessante e intenso, tenho praticado idiomas o tempo inteiro, tenho feito novas amizades, trabalhado em meu projeto e viajando um pouco para descobrir outras culturas.
dsc06516Muro de Berlim – Alemanha
Eu acredito que dentre as coisas mais complicadas desta viagem sejam as várias pessoas que chegam e partem, mas o importante é saber que apesar de todas as chegadas e partidas existem coisas que ficam para sempre, como o aprendizado, a experiência e a vontade de continuar se desafiando e descobrindo.

Confira um pouco mais sobre a minha experiência no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: